Emprego de imagens de satélite no agronegócio
Um dos maiores desafios do agronegócio é desenvolver técnicas que fortaleçam a resiliência de seus cultivos e aumentem a produção por meio do uso eficiente de recursos naturais. As imagens de satélite e o sensoriamento remoto se apresentam como poderosas ferramentas neste processo.
Com o uso da geointeligência, você obtém informações relevantes sobre a degradação da terra, qualidade do solo, rendimento das colheitas e outros fatores ambientais que impactam a produção agrícola, tornando as decisões mais rápidas e assertivas.
Produtos para análise e adequação do solo
Muitos produtos cartográficos podem ser elaborados sob medida para atender às suas necessidades, auxiliando nas suas decisões estratégicas. Nossos mapas de tipos de cultura, mapas de solos (salinidade, acidificação e erosão) e mapas de uso e cobertura do solo podem te dar insights valiosos sobre seu agronegócio, auxiliando na detecção de mudanças e oportunidades de melhoria.
Mapas de uso e cobertura do solo, podem ser utilizados como ferramentas para planejamento e gestão de recursos, permitindo um acompanhamento das mudanças sazonais e anuais nas suas áreas agrícolas e florestais. Ao comparar imagens de diferentes períodos, você pode identificar alterações nas paisagens e tomar decisões mais assertivas.
Além disso, quando utilizados com outros dados, nossos mapas podem te ajudar a avaliar e mapear os riscos de erosão do seu solo, otimizando as estratégias de cuidado com a sua propriedade e garantindo mais produtividade, ano após ano.
Imagens de satélite empregadas nas análises de adequação do solo
Atualmente, uma grande variedade de sistemas de satélite gravam informações sobre a Terra de forma contínua, oferecendo uma vasta gama de imagens para as mais diversas aplicações. Tanto os sensores ativos quanto os passivos, operando em diferentes regiões do espectro eletromagnético, coletam diariamente uma grande quantidade de informações sobre a superfície da Terra. Cada sistema tem suas particularidades e suas próprias resoluções espacial, espectral, radiométrica e temporal, que direcionam suas aplicações para diferentes usos.
Para a definição do uso e da cobertura do solo, por exemplo, a Dargains emprega, entre outras opções, imagens dos satélites SPOT-6 e Sentinel-1A. O SPOT-6, com revisita diária, dispõe de bandas pancromáticas, multiespectral (RGB) e infravermelho próximo com resoluções de 1,5m e 6,0m. Já o Sentinel-1A, com dupla polarização, oferece imagens noturnas e sensíveis a pequenos movimentos no solo, com resolução de 5x20m. Podemos também integrar informações do satélite Landsat 8, com resoluções espaciais de 30m.
Futuro promissor
O futuro do sensoriamento remoto de imagens de satélite é promissor e, consequentemente, seus benefícios ao desenvolvimento sustentável também. Assim como na indústria, a nova era do sensoriamento remoto (RS 4.0), impulsionado por serviços operacionais, já é uma realidade e a capacidade criativa não tem limites.