Aumente as chances de sucesso em seu projeto de mudança organizacional.
Adote uma abordagem de Gestão de Mudanças mais rápida, responsiva e eficaz na oferta de novos produtos ou serviços, entregando mais valor para o seu cliente.
A nova Gestão de Mudanças utiliza o conceito da Gestão de Mudanças Enxuta (Lean Change Management), um método iterativo, empírico e incremental para a gestão de mudanças organizacionais.
Esse método difere do modelo de gestão de mudanças tradicional por ser executado de forma colaborativa e não linear.
Colaborativa porque tanto a equipe quanto as pessoas afetadas pela mudança, são envolvidas e responsáveis pela co-criação da mesma.
Não linear uma vez que a mudança passa a ser conduzida como um processo que se ajusta e evolui, a partir da reação dos envolvidos. É possível obter esses feedbacks com a execução de pequenos incrementos de mudança viável. Essa nova perspectiva incentiva a aprendizagem contínua e adoção progressiva da mudança pelos envolvidos, reduzindo o impacto e o tempo de assimilação das mudanças.
Saiba como podemos ajudar sua empresa a verificar a viabilidade da iniciativa de mudança, validar estratégias, minimizar os riscos e aumentar o desempenho de seus colaboradores.
Durante a gestão de mudança enxuta, a equipe regularmente concebe, inspeciona e adapta a estratégia de mudança. Ou seja, substitui a execução de um plano pré-determinado por um planejamento dinâmico e que funciona.
A determinação da estratégia e a elaboração desse plano é realizada de forma colaborativa e simplificada com o uso da ferramenta Lean Change Canvas, para facilitar a construção de uma visão estratégica e de consenso acerca da mudança possível.
Do mesmo modo, orientamos a equipe a pensar no maior número de ideias passíveis sobre as necessidades de mudança, sobre as potenciais areas de aplicação e os destinatários da mudança, aplicando a técnica de brainstorming. Seguimos com a aplicação de critérios de risco e valor para identificar um pequeno experimento, denominado como Mínima Mudança Viável (MVC - Minimum Viable Change), que permitirá aprender a entender a viabilidade da mudança.
A Mínima Mudança Viável (MVC - Minimum Viable Change) é a menor mudança possível que permitirá o aprendizado necessário dos envolvidos para compreender a viabilidade de todo o programa de mudança.
A Mínima Mudança Viável - MVC é o menor experimento, mais rápido e mais eficaz de implementar uma nova ideia de negócio que sua empresa pode finalizar e entregar para alguns usuários ou clientes.
O objetivo é não restringir sua produção ou serviço, e não fixar em infinitas “melhorias” antes de ir para o mercado.
A empresa passa a operar em um modo de melhoria contínua à medida que cresce.
No desenvolvimento de uma Mínima Mudança Viável - MVC deve-se inspecionar e adaptar regularmente a estratégia da mudança.
Estabelecemos processos de medição e definimos metas incrementais. Um ditado muito comum e correto é: “O que é medido, é gerenciado”.
Nesse ponto da mudança, é essencial acompanhar o desempenho em relação aos resultados definidos no início da iniciativa. Tendo em mente que alguns resultados podem ser subjetivos, criamos pesquisas de opinião para obter dados objetivos para medir os resultados subjetivos.
Nesse processo, consideramos que a equipe, a gestão e os clientes levarão tempo para se acostumarem às mudanças. Como resultado, desenvolver capacidades de desempenho dentro dessas mudanças pode levar um tempo.
Desta forma, estabelecemos objetivos para a melhoria do desempenho, mas os implementamos visando uma melhoria gradual. Saltar para o objetivo de desempenho principal coloca pressão indevida sobre a equipe, prejudicando os objetivos gerais da mudança no curto e longo prazos.